Atividades físicas são excelentes aliadas contra a endometriose. O pilates, por exemplo, é uma ótima opção. Com o seu método de exercícios que fortalecem toda a região do centro de força do corpo, que inclui os músculos abdominais, estabilizadores do tronco e assoalho pélvico, ele é um grande aliado para as mulheres que sofrem com as dores e incômodos com essa condição ginecológica crônica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
Os benefícios do Pilates são inúmeros como a diminuição das dores abdominais e na lombar, minimiza a sensação de fadiga além de vários outros pontos positivos.
Continue lendo e saiba tudo sobre essa prática e como ela pode te ajudar.
O que é o pilates?
O Pilates é um método de exercício desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX. Ele combina movimentos suaves e controlados com foco nos praticantes, postura controlada, força muscular e flexibilidade. O Pilates é conhecido por melhorar a consciência corporal e fortalecer os músculos profundos do core, que incluem os abdominais, lombares e pélvicos. Esses benefícios podem ser especialmente úteis para mulheres com endometriose.
Redução da dor pélvica e cólicas menstruais intensas
Uma das principais queixas das mulheres com endometriose é uma dor pélvica crônica. O Pilates pode ajudar a reduzir essa dor de várias maneiras. Primeiro, ele melhora a circulação sanguínea e o fluxo linfático, o que pode aliviar a inflamação associada à endometriose. Além disso, fortalecer os músculos do núcleo pode fornecer maior suporte e estabilidade à região pélvica, suportando a sobrecarga nos tecidos afetados pela endometriose.
Outro sintoma comum da endometriose são as cólicas menstruais intensas. O Pilates, ao promover o alongamento e o fortalecimento dos músculos abdominais e lombares, pode ajudar a aliviar a tensão e a dor durante o período menstrual. Além disso, a prática é profunda e controlada, o que pode ajudar a relaxar o sistema nervoso e diminuir a percepção da dor.
Ajudando corpo e mente
A endometriose também pode causar problemas de postura e disfunção muscular, devido à dor crônica e à inflamação. O Pilates trabalha para corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a postura e fortalecer a musculatura profunda. Isso pode ajudar a aliviar a tensão muscular e melhorar a biomecânica do corpo, sentindo a sobrecarga em áreas sujeitas à endometriose.
Mais do que os benefícios físicos, o Pilates também pode trazer benefícios emocionais para mulheres com endometriose. Lidar com uma condição crônica pode ser desafiador e emocionalmente desgastante. Com sua abordagem centrada na mente-corpo, pode ajudar a reduzir o estresse, promover a autoestima e melhorar o bem-estar emocional geral.
Procure sempre ajuda médica
Mas lembre-se: antes de praticar atividades físicas, é sempre importante procurar um médico e nenhuma terapia, esporte ou medicina alternativa substitui uma avalição realizada por um profissional especializado.
Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Eduardo Valle, especialista em endometriose, com uma equipe amplamente preparada para acolher e orientar as pacientes com um atendimento humanizado e focado em encontrar o melhor tratamento para cada caso.



Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!