Um dos questionamentos mais comuns das pacientes que são diagnosticadas com endometriose – onde ocorre uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero, ao invés de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar – é se é possível engravidar ou se sua fertilidade será afetada.

O principal motivo que leva as mulheres a procurarem um especialista em endometriose é o sintoma que mais incomoda: a dor. E são as causas dessas dores que estão comprometendo sua qualidade de vida. Mas muitas pacientes possuem o desejo de engravidar e podem apresentar dificuldades para realizar esse sonho.

Se você também já fez essa pergunta e já ouviu falar que a endometriose é uma sentença de infertilidade, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

É possível engravidar mesmo se for diagnosticada com endometriose?

Mesmo com diagnóstico de endometriose, você pode engravidar espontaneamente. Basta que as funções da trompa em relação ao ovário funcionem de maneira satisfatória para que isso ocorra. A dificuldade existe, mas não é um impedimento. O impedimento só se fará muito importante e presente se houver a obstrução das trompas. Caso contrário, a gravidez é possível.

Tratamentos que podem ajudar a engravidar

Cerca de 50% das mulheres com endometriose podem engravidar espontaneamente sem tratamento. Grande parte das pacientes com infertilidade pela endometriose também podem engravidar após o tratamento adequado. Os tratamentos clínicos habitualmente usados nos casos de endometriose, com hormônios e anticoncepcionais, impedem a gravidez enquanto utilizados. A cirurgia por Laparoscopia (com retirada o mais completamente possível, das lesões de endometriose e das aderências) pode aumentar as chances de gestação espontânea em mulheres com endometriose em todos os estágios. Em outros casos, pode ser necessária a realização de tratamentos com técnicas de reprodução assistida, como a inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro (bebê de proveta).

Qual médico especialista procurar?

Pacientes que têm endometriose podem procurar inicialmente um médico de reprodução humana, caso o desejo dela de ter uma gestação e de tratar a infertilidade for maior do que os sintomas de dor que ela apresente.

As duas questões estão muito relacionadas à endometriose e à infertilidade. Para que haja um melhor tratamento da paciente, é importante que o médico de reprodução humana trate a endometriose em parceria com médico especialista em endometriose. E a mesma coisa deve acontecer no caso contrário: É muito importante que o médico especialista em endometriose tenha consciência de que grande parte das pacientes que vêm procurar, têm o desejo de engravidar algum dia ou um desejo imediato de engravidar, mas no momento, a dor está sendo o principal sintoma e maior incômodo. Então há a necessidade de um trabalho em conjunto entre a reprodução humana e o especialista de endometriose, para que seja feito o melhor tratamento para cada paciente.

Conte conosco:

A clínica Eduardo Valle atua buscando métodos minimamente invasivos, porém eficientes, para tratar a endometriose e devolver às mulheres o sonho de engravidar e tornar-se mãe.

Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Eduardo Valle, especialista em endometriose, com uma equipe amplamente preparada para acolher e orientar as pacientes com um atendimento humanizado e especializado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *