Existe-remédio-para-endometriose-?

Somente no Brasil, uma em cada dez mulheres sofre com a endometriose. Muitas, infelizmente, não chegam a um diagnóstico correto e por consequência não têm o tratamento adequado para a doença.

Mas qual seria esse tratamento? Existe cura para endometriose? Ou um remédio, um medicamento que acabe de vez com as crises de dor e todos os outros sintomas?

O que é a Endometriose

Uma doença crônica inflamatória, que começa a se desenvolver na adolescência quando iniciam os primeiros ciclos menstruais. É estimulada pelos mesmos hormônios que ativam a menstruação, principalmente o estrogênio, e pode continuar a se desenvolver até a paciente entrar na menopausa.

Seus principais sintomas incluem principalmente cólicas menstruais muito fortes, com dores incapacitantes, dores lombares, intestino solto, aumento da frequência urinária, dor na região do ombro direito, alterações do fluxo menstrual. Além disso, ainda é possível ocorrer dores durante a relação sexual.

Existe um remédio específico para tratá-la?

Infelizmente, não. Não existem medicamentos que sejam capazes de extinguir os focos de endometriose, eles vão atuar como auxiliares para diminuir os sintomas e, quando muito, bloqueiam a evolução da doença enquanto estão sendo utilizados.

Algumas opções de substâncias, quando combinadas, podem levar ao alívio das cólicas, como é o caso dos medicamentos moduladores hormonais – as pílulas anticoncepcionais – esse é um tratamento comum para muitas mulheres. Porém, deve-se observar que  nas pacientes que têm certa propensão a desenvolver as formas mais graves da doença, a evolução para um grau avançado pode ocorrer de maneira silenciosa, com poucos sintomas. Isso ocasiona uma maior dificuldade em dar o diagnóstico correto e um atraso no início do tratamento.

Temos também, medicamentos moduladores hormonais mais potentes como é o caso dos Progestagênios isolados (DIU Medicado, Dienogest, implantes), Danazol, Gestrinona e Análogos de GnRh. Sua atuação é muito mais efetiva no bloqueio do desenvolvimento da doença, mas devemos pontuar que eles apresentam efeitos colaterais maiores,  tornando difícil a adesão ao tratamento por períodos longos. Outro agravante é que todos os medicamentos hormonais impossibilita a gravidez durante seu uso.

Quais os tratamentos para endometriose

Existem opções que aliviam os sintomas e auxiliam a mulher que sofre com as dores a ter mais qualidade de vida e bem estar. É o caso das atividades físicas e acupuntura, que aumentam a liberação de endorfinas e tem o potencial de diminuir as dores. Já as chamadas dietas anti-inflamatórias, podem ser importantes auxiliares, ajudando a diminuir o processo inflamatório causado pela doença. Existem ainda analgésicos e anti-inflamatórios que também podem ser utilizados.

O tratamento cirúrgico pode ser a solução indicada para casos com focos mais profundos da doença.

Para saber qual o tratamento ideal, aquele que é mais indicado e que trará mais benefícios, é necessário uma avaliação de um médico especialista.

A clínica Eduardo Valle atua buscando métodos minimamente invasivos, porém eficientes, para tratar a endometriose.

Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Eduardo Valle, especialista em endometriose, com uma equipe amplamente preparada para acolher e orientar as pacientes com um atendimento humanizado e especializado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *